Qualidade




A Matéria-Prima: Os Recursos Humanos

Implantar programas de qualidade em seus diversos setores, buscando atingir padrões de excelência que permitissem à CALTECH ser reconhecida como um centro de referência.

Para que esta idéia germinasse, a semente foi plantada em solo fértil: os canteiros de obra. Visando modernizar as rotinas e tarefas, eliminar desperdícios e disseminar o conceito de qualidade na empresa, os operários foram treinados e, num momento posterior, implantou-se o programa “5S”, que envolveu todos os departamentos.
Junto com o programa vieram organização, disciplina e otimização de espaços e processos, exigência natural para a formatação do Sistema de Qualidade.

Percebendo a Qualidade

A CALTECH ENGENHARIA entende que o consumidor é o centro para onde devem convergir todas as ações. Qualidade só tem sentido se for percebida e vivenciada em sua plenitude pelo cliente. O atendimento ao consumidor deve ser abrangente e permear todas as etapas, da concepção à comercialização de um projeto. Como resultado desta política voltada para a qualidade, a CALTECH tornou-se uma das primeiras empresas brasileiras de Construção Civil a obter a certificação ISO 9002.

Política da Qualidade

“Construir, atendendo aos requisitos de Gestão da Qualidade, melhorando continuamente, satisfazendo clientes, colaboradores, investidores e acionistas”.

Objetivos da Qualidade

Os objetivos da qualidade são extraídos a partir do texto da própria política. Esses objetivos são definidos em metas e ações mensuráveis durante as Reuniões de Análise Crítica do Sistema da Qualidade, são registrados em atas e durante cada reunião as ações são reavaliadas de forma a manter o atendimento aos objetivos propostos.

Implementação da Política da Qualidade

A Caltech Engenharia realiza ações para implementação da Política da Qualidade através das seguintes atividades:

TREINAMENTO
São treinados todos os colaboradores quanto à política e os objetivos da qualidade, de forma a proporcionar um entendimento inicial sobre a sua aplicação.

DIVULGAÇÃO VISUAL
São fixados cartazes nos principais postos e locais de trabalho de forma a manter continuamente a identificação com a Política da Qualidade.

MONITORAMENTO
O monitoramento da Política da Qualidade tem sua avaliação feita durante as reuniões de Análise Crítica do Sistema da Qualidade. Os resultados desta análise são registrados na ata da reunião.