Você conhece as regras para financiar seu imóvel através da Caixa?

Uma das principais formas de conseguir comprar um imóvel hoje em dia é por meio do financiamento imobiliário realizado pela Caixa Econômica Federal.

A caixa oferece a possibilidade de concessão de crédito para todo tipo de imóvel, seja próprio ou comercial, grande ou pequeno. Esse crédito também pode ser usado para reformar, construir ou ampliar algum imóvel, desde que esteja dentro das exigências do banco, como ter o terreno do imóvel a ser modificado no seu nome.

E é claro, há uma documentação exigida que precisa ser apresentada ao banco. O comprador deve apresentar documento de identificação (como RG e CPF) e um comprovante de renda atualizado. Caso o comprador deseje usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ele precisa apresentar no banco a sua declaração do Imposto de Renda, com um recibo de entrega e o extrato do FGTS.

O banco oferece, ainda, uma simulação acerca do seu financiamento. Esta pode ser feita por meio do site da instituição ou com um representante da Caixa Aqui. Para que essa simulação aconteça é necessário que você informe sua renda e o valor a ser financiado. Nessa simulação será informado o valor da entrada, a quantidade de parcelas e o valor de cada uma delas. Após a avaliação do financiamento, se for aprovado, a Caixa formaliza as condições: entrada, parcelas, FGTS e juros da operação.

Após aprovado o crédito, a Caixa solicitará a visita de engenheiros até a casa que será financiada, enquanto analisa a documentação do vendedor.

Dependendo do tipo de imóvel, novo ou usado, a Caixa financia até 80% do valor total em um prazo de 420 meses, ou seja 35 anos.