Características de um contrato de compra e venda de imóvel.

Para muitas pessoas, a negociação que resulta na compra do seu imóvel é, talvez, o momento mais relevante de toda a sua vida financeira. Para autenticar esse momento, faz-se necessário um contrato que oficialize essa conquista.

O contrato de compra e venda de um imóvel é essencial para que ambas as partes estejam asseguradas pela lei em caso de descumprimento do contratante ou contratado.  É necessário que nesse contrato conste a situação atual do imóvel, a forma que será feita a sua entrega e a data de entrega dele, além de informar quem se trata do comprador e do vendedor. As cláusulas precisam ser diretas, evitando, assim, futuras distorções que possam trazer prejuízo para alguma das partes.

Nesses contratos é de suma importância que conste a apresentação do imóvel, tamanho, número para identificação, valor e forma de pagamento e informar quais as complicações caso uma das partes descumpram o que ficou acordado. É importante se atentar a possíveis diferenças que existem entre contratos com imóveis comprados prontos ou na planta. Por fim, antes de assinar o contrato, é extremamente importante que ambas as partes o leiam e estejam devidamente de acordo com tudo o que está sendo estabelecido e definido perante a lei.